Para que o uso do computador faça sentido, precisamos instalar softwares que satisfaçam nossas necessidades. Para lidar com esse problema, o Debian possui ferramentas para instalar e atualizar pacotes e suas dependências de maneira rápida e prática. Nossos amigos são o APT e o APTITUDE.
Quando utilizamos essas ferramentas para instalar pacotes, elas fazem uma consulta no arquivo sources.list que geralmente estar em /etc/apt/ e este arquivo possui uma lista de repositórios onde irá ser efetuada a busca atrás do pacote solicitado.
Vamos então adicionar mais repositórios neste arquivo para que nossos amigos (APT e APTITUDE) achem o que precisamos com maior facilidade.
O Jonhnatha Trigueiro mantem o site Debian Sources List Generator que é uma mão na roda para esta tarefa. Vamos ver como tudo funciona.
Selecionado repositórios
Acessem o site clicando aqui.. Na página inicial possuímos 5 passos para gerar um arquivo sources.list customizado, vamos seguílos.
1 – Select your country
Escolhemos de qual país serão nossos repositórios.
2 – Select your release
Para qual versão do Debian.
3 – Debian Branches
Repositórios disponíveis. Temos duas opções para cada um sendo que a que possui Sources Repository armazena código fonte para desenvolvedores.
4 – Debian Updates
O títudo é bem intuitivo!
5 – 3rd Parties Repos
Repositórios adicionados por terceiros. Esta lista é bem maior e varia de acordo com o release escolhido.
Gerando o arquivo
Depois das escolhas, clique em Generate List Uma lista com todos os repositórios escolhidos é gerada, então abra o arquivo sources.list e substitua seu conteúdo.
1
|
|
Para os repositórios de terceiro é necessário adicionar a chave publica ssh para que seja efetuada a busca, observe a lista que o comando para esta tarefa já está incluído.
É só copiar e executar no terminal!
Atualizando a distro!
1 2 3 |
|
Espero que estas informações sejam úteis, principalmente para os que como eu, estão começando. Dêem uma navegada em Debian Sources List , temos a possibilidade de adicionar repositórios também e contribuir para a comunidade open source.