Tornando Ninja O Arquivo sources.list Do Debian

Para que o uso do computador faça sentido, precisamos instalar softwares que satisfaçam nossas necessidades. Para lidar com esse problema, o Debian possui ferramentas para instalar e atualizar pacotes e suas dependências de maneira rápida e prática. Nossos amigos são o APT e o APTITUDE.

Quando utilizamos essas ferramentas para instalar pacotes, elas fazem uma consulta no arquivo sources.list que geralmente estar em /etc/apt/ e este arquivo possui uma lista de repositórios onde irá ser efetuada a busca atrás do pacote solicitado.

Vamos então adicionar mais repositórios neste arquivo para que nossos amigos (APT e APTITUDE) achem o que precisamos com maior facilidade.

O Jonhnatha Trigueiro mantem o site Debian Sources List Generator que é uma mão na roda para esta tarefa. Vamos ver como tudo funciona.

Selecionado repositórios

Acessem o site clicando aqui.. Na página inicial possuímos 5 passos para gerar um arquivo sources.list customizado, vamos seguílos.

1 – Select your country

Escolhemos de qual país serão nossos repositórios.

2 – Select your release

Para qual versão do Debian.

3 – Debian Branches

Repositórios disponíveis. Temos duas opções para cada um sendo que a que possui Sources Repository armazena código fonte para desenvolvedores.

4 – Debian Updates

O títudo é bem intuitivo!

5 – 3rd Parties Repos

Repositórios adicionados por terceiros. Esta lista é bem maior e varia de acordo com o release escolhido.

Gerando o arquivo

Depois das escolhas, clique em Generate List Uma lista com todos os repositórios escolhidos é gerada, então abra o arquivo sources.list e substitua seu conteúdo.

bash
1
sudo vim /etc/apt/sources.list

Para os repositórios de terceiro é necessário adicionar a chave publica ssh para que seja efetuada a busca, observe a lista que o comando para esta tarefa já está incluído.

É só copiar e executar no terminal!

Atualizando a distro!

bash
1
2
3
sudo apt-get update
sudo apt-get upgrade
sudo aptitude update

Espero que estas informações sejam úteis, principalmente para os que como eu, estão começando. Dêem uma navegada em Debian Sources List , temos a possibilidade de adicionar repositórios também e contribuir para a comunidade open source.

Commentários